desenvolvimento rural

aproveitamentos hidroagrícolas

A implementação da agricultura de regadio contribui não só para a criação de riqueza, mas também para a dinamização do espaço rural, proporcionando melhoria da qualidade de vida e de trabalho das populações, numa perspetiva de bem-estar social e sustentabilidade ambiental. Por outro lado, na estratégia de desenvolvimento rural da região Centro tem sido reconhecido que o fornecimento de água em qualidade e regularidade é fator de competitividade e que as áreas de regadio são zonas privilegiadas para a produção de bens transacionáveis de qualidade, assumindo-se como pólos de implementação de culturas associadas às fileiras estratégicas regionais.

Os recursos financeiros disponibilizados ao longo de 3 quadros comunitários de apoio permitiram a criação e/ou beneficiação de inúmeros regadios, bem como a elaboração de estudos e projetos de outros, que se encontram em avaliação, em licenciamento ou prontos para execução.
Em função da sua importância os Aproveitamentos Hidroagrícolas classificam-se em diferentes grupos:

  • Grandes aproveitamentos, com interesse estratégico regional, de iniciativa estatal, enquadrados nas obras do grupo II, cujos beneficiários estão obrigatoriamente organizados em Associações de Beneficiários, como são os A. H. do Baixo Mondego, Baixo Vouga, Lis, Cova da Beira e Idanha;
  • Regadios coletivos de interesse local, com maior ou menor impacte coletivo, de iniciativa estatal, enquadrados inicialmente nas obras do grupo III e reclassificados no grupo IV, cujos beneficiários estão normalmente organizados em Juntas de Agricultores, como são os A. H. de Açafal, Alfaiates, Calde, Coutada/Tamujais, Mortágua, Pereiras, Porcão, entre outros;
  • Regadios coletivos tradicionais, de iniciativa dos beneficiários associados normalmente em Juntas de Agricultores, isoladamente ou em conjunto com as autarquias, enquadrados nas obras do grupo IV.

Consulte o quadro onde se caracteriza sumariamente os 11 aproveitamentos hidroagrícolas de iniciativa da DRAP Centro, com as principais infraestruturas executadas e em exploração.

Aproveitamentos hidroagrícolas em detalhe:

É nosso objetivo disponibilizar, nesta página, informação detalhada e atualizada sobre cada um dos Aproveitamentos Hidroagrícolas.