divulgação | detalhe

ALERTA - Peste Suína Africana:
Informação DGAV

PESTE SUÍNA AFRICANA – Medidas de Prevenção

A DGAV alerta para a necessidade de serem implementadas Medidas de Prevenção para a Peste Suína Africana em cumprimento das determinações legislativas comunitárias.

A Peste Suína Africana (PSA) é causada por um vírus que provoca uma doença muito grave nos suídeos que se expressa por um quadro clinico com exuberantes sinais hemorrágicos sendo quase sempre mortal.

As espécies sensíveis são os suínos domésticos e os selvagens (javalis) de qualquer idade. O vírus da PSA pode difundir-se facilmente por contacto direto ou indiretamente através de fomites ou outros veículos transmissores.

Devido à sua gravidade, com rápida evolução da doença e à grande difusibilidade do vírus, a doença tem um elevado impacto social e económico, devido às perdas provocadas.

O vírus da PSA não representa qualquer perigo para a saúde humana. Também não existe vacina nem tratamento para esta doença.

A PSA é uma doença classificada de notificação obrigatória pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), pela União Europeia e a nível nacional.

Qualquer suspeita de PSA deve ser de imediato reportada aos serviços da DGAV pelos produtores, comerciantes, industriais, transportadores, médicos veterinários ou qualquer agente relacionado com o setor.

 

Mais informação em:
http://www.dgv.min-agricultura.pt/portal/page/portal/DGV/genericos?generico=18889&cboui=18889

Em caso de suspeitar de Peste Suína Africana em suínos ou javalis contactar de imediato os serviços da DGAV ou do ICNF.
Na DSAVR Centro: 271 208 335 - dsvrc@dgav.pt